sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

OMS informa que câncer de mama se tornou a forma mais comum da doença

POR Ana Carolina Morais | 04/02/2021
OMS informa que câncer de mama se tornou a forma mais comum da doença

Reprodução / Guia da Farmácia

A

Antecedendo a data de hoje, quinta-feira (4), Dia Mundial do Câncer, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, na última terça-feira (2), que o câncer de mama se tornou a forma mais comum da doença, superando a primeira colocação no ranking de maior incidência, que era ocupada pelo câncer de pulmão.

 

 

“Pela primeira vez, o câncer de mama constitui agora o câncer de ocorrência mais comum em todo o globo”, afirmou o especialista em câncer da OMS, Andre Ilbawi, durante entrevista coletiva realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

Durante duas décadas este título de maior frequência foi pertencente ao câncer de pulmão, que agora, devido ao crescimento do câncer de mama, passou a ocupar o segundo lugar, à frente do câncer colorretal, que é o terceiro modo mais corriqueiro, conforme esclarecido por Ilbawi.

 

 

Segundo o especialista da OMS, um dos fatores de risco que está elevando não somente os casos de câncer de mama, mas também de cânceres em geral, é a obesidade feminina. Além disso, ele ainda avaliou que a pandemia de Covid-19 está afetando o tratamento da doença em aproximadamente metade dos países analisados, gerando atrasos de diagnósticos, estresse extremo dos profissionais de saúde e o impacto nas pesquisas.

 

 

A partir do crescimento da população global e do aumento da expectativa de vida, a previsão, de acordo com Andre Ilbawi, é de que o câncer se torne ainda mais comum, avançando de 19,3 milhões de novos casos por ano que foram registrados em 2020, para aproximadamente 30 milhões no ano de 2040.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: