sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

OMS determina critérios aos países que querem abandonar isolamento social

POR Ana Carolina Morais | 13/04/2020
OMS determina critérios aos países que querem abandonar isolamento social

Denis Balibouse / Reuters

O

O diretor-executivo do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, se manifestou, nesta segunda-feira (13), acerca dos critérios para que os países possam efetuar a suspensão do isolamento social como modo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

 

 

Para deixar o isolamento, os países devem possuir o total controle da transmissão da doença, bem como ter um sistema de saúde capaz de detectar, testar, isolar e tratar os casos, inclusive traçando os contatos do paciente infectado.

 

 

“Existem coisas que precisam ser feitas. Você não pode substituir a quarentena por nada. Você precisa substituir a quarentena por uma comunidade muito profundamente educada, comprometida, engajada e empoderada. Nós precisaremos mudar nosso comportamento pelo futuro previsível”, afirmou o diretor-executivo.

 

 

Outra pontuação foi que só devem abandonar o método de distanciamento social as nações com surtos minimizados em condições especiais – que pode ser o caso de instalações de saúde e casas de repouso. Além disso, as medidas preventivas devem estar em pleno funcionamento em locais de trabalho, escolas e demais ambientes essenciais, sendo essencial o controle dos riscos de importação do vírus.

 

 

Segundo a OMS, somente a utilização de máscaras não é suficiente para controlar a disseminação da Covid-19, sendo esta medida uma alternativa à quarentena, que deve ser encarada como uma estratégia a mais, assim como a testagem, o isolamento, a higiene das mãos, a educação de comunidades e o tratamento dos casos. Todas as recomendações estratégicas da OMS para possibilitar a saída do isolamento serão publicadas na próxima terça-feira (14).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: