sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

OMS anuncia resposta unificada contra a varíola dos macacos

POR Thaynara Morais | 19/06/2022
 OMS anuncia resposta unificada contra a varíola dos macacos

Reprodução

N

Neste sábado (18/06), a Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicou que irá suprimir de suas estatísticas a distinção entre países endêmicos e não endêmicos a respeito do vírus monkeypox, conhecido como varíola dos macacos. A medida pretende facilitar uma resposta unificada ao vírus.

 

 

 

“Estamos eliminando a distinção entre países endêmicos e não endêmicos, informando sobre os países juntos sempre que for possível, para refletir a resposta unificada necessária”, diz o comunicado divulgado neste sábado no site da OMS.

 

 

 

A varíola dos macacos, antes de se espalhar por diversos países, era considerada endêmica  (que circula o ano todo em um país, com volume esperado de casos e óbitos) em países da África Central e da África Ocidental. No entanto, nos últimos meses houve relatos da doença em diversos outros países não endêmicos, principalmente na Europa, que já responde por 84% dos casos notificados.

 

 

Entre os dias 1º de janeiros e 15 de junho deste ano, a OMS informou que 2.103 casos confirmados foram relatados em 42 países, assim como um provável caso de morte. No entanto o órgão considera que o número de casos seja ainda maior. “É provável que o número real de casos permaneça subestimado. Isso pode ocorrer em parte devido à falta de reconhecimento clínico precoce de uma doença infecciosa que se pensava ocorrer principalmente na África Ocidental e Central, uma apresentação clínica não grave para a maioria dos casos, vigilância limitada e falta de diagnósticos amplamente disponíveis”, disse a organização.

 

 

A varíola é acusada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Vírus) e causa uma doença mais branda do que a varíola smallpox, erradicada na década de 80.  Atualmente existem duas cepas endêmicas da monkeypox em circulação no planeta. A cepa endêmica na África Ocidental, que tem taxa de letalidade de 1% a 3% , é a que tem sido responsável pelo surto atual em outros países. A outra cepa da monkeypox também endêmica em alguns países africanos, tem origem no Congo e é considerada mais perigosa com taxa de letalidade de até 10% de acordo com a OMS.

 

 

 

A OMS por hora avalia a doença como de risco moderado, por ser a primeira vez que dão focos de contágio em países não endêmicos, e muito distantes entre si. no dia 23 de junho, a organização deve se reunir para avaliar se o surto representa uma “emergência de saúde pública de importância internacional”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em sua rede social. A pandemia do novo coronavírus, por exemplo, foi declarada emergência de saúde pública de importância internacional pela OMS em janeiro de 2020.

 

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: