terça-feira, 23 de abril de 2024

MUNDO

OMS afirma que o número de mortes por Covid-19 pode ser maior do que o relatado

POR Jornal Somos | 21/05/2021
OMS afirma que o número de mortes por Covid-19 pode ser maior do que o relatado

Reuters/Denis Balibouse/Direitos Reservados

A

A Organização Mundial da Saúde (OMS), disse nesta sexta-feira (21), que os números oficiais de mortes atribuídas direta ou indiretamente à pandemia de covid-19 estão “significativamente subestimados”, de acordo com a organização o número de mortes está entre 6 e 8 milhões até o momento.

 

 

Ao apresentar seu relatório anual Estatísticas Mundiais da Saúde, a OMS estimou que o total de mortes em 2020 pela pandemia foi de pelo menos 3 milhões, sendo 1,2 milhão a mais do que o relatado oficialmente.

 

"Provavelmente estamos diante de um total significativamente subestimado de mortes atribuídas direta ou indiretamente à covid-19", afirmou.

 

 

É estimado que cerca de 3,4 milhões de pessoas morreram diretamente em consequência da pandemia de covid-19 até maio de 2021.

 

"Este número, na verdade, seria duas a três vezes maior. Então acho que, por precaução, pode-se estimar seguramente cerca de 6 milhões a 8 milhões de mortes", disse Samira Asma, diretora-geral-assistente da Divisão de Dados e Análises da OMS, em entrevista coletiva virtual.

 

 

O analista de dados da OMS, William Msemburi, lembrou que essa estimativa inclui tanto mortes não relatadas de covid-19, como mortes indiretas devidas à falta de capacidade hospitalar e restrições à circulação, entre outros fatores.

 

"O desafio é que as [cifras de mortes] por covid-19 relatadas subestimam o impacto total", afirmou Msemburi.

 

 

A OMS não detalhou os números aos quais os especialistas de saúde se referem como "mortalidade em excesso".

 

 

 

Com informações da Agência Brasil

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: