sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

OMS afirma que Covid-19 poderá se tornar endêmica como o HIV

POR Ana Carolina Morais | 14/05/2020
OMS afirma que Covid-19 poderá se tornar endêmica como o HIV

Reprodução Twitter @WHO - 13.mai.2020

A

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta quarta-feira (13), que a Covid-19 poderá se tornar endêmica como o HIV, isto é, existe a possibilidade de a doença perdurar, ocorrendo habitualmente e com incidência significativa na população. Este pronunciamento foi realizado em alerta às tentativas de prever a durabilidade de circulação do vírus, juntamente a um pedido de “esforço enorme” para combate-lo.

 

 

“É importante colocar isso na mesa: esse vírus pode se tornar endêmico em nossas comunidades e nunca desaparecer. Acho importante sermos realistas e não acho que alguém possa prever quando essa doença desaparecerá. Acredito que não há promessas nisso e não há datas. Essa doença pode se estabelecer como um problema longo ou não”, assegurou o especialista em emergências da OMS, Mike Ryan, em entrevista online.

 

 

Atualmente, mais de 100 possíveis vacinas estão em processo de desenvolvimento, incluindo em ensaios clínicos, mas apesar do forte compromisso de criação, muitas dificuldades estão sendo encontradas no quesito eficácia da imunização.

 

 

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou ser necessário um controle significativo do vírus para reduzir a avaliação do risco, que para ele, continua alto em nível nacional, regional e global. “A trajetória está em nossas mãos, é assunto de todos e devemos contribuir para acabar com essa pandemia”, disse.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: