quinta-feira, 02 de outubro de 2025
Créditos: Divulgação
O cooperativismo em Goiás completa 69 anos de história nesta quinta-feira (2/10), consolidado como um dos principais setores de desenvolvimento econômico e social do Estado. De acordo com dados do Sistema OCB/GO, atualmente as cooperativas reúnem quase 670 mil cooperados, impactam a vida de cerca de 2,5 milhões de pessoas e respondem por 21% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
Em 2024, as cooperativas goianas geraram 18,5 mil empregos diretos, alcançaram faturamento de R$ 31,3 bilhões e acumularam R$ 70,7 bilhões em ativos. “O cooperativismo se consolidou como uma das principais forças econômicas de Goiás, mas sem perder a sua essência: proporcionar um modelo de negócio mais justo e equitativo para quase 700 mil pessoas no Estado”, destacou o presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
A data ganha ainda mais relevância com a celebração do Ano Internacional das Cooperativas, em 2025, reforçando o papel do setor como instrumento de inclusão e desenvolvimento social.
Outro ponto de destaque é a longevidade das cooperativas goianas. Segundo a OCB/GO, das 266 associadas, 95 têm mais de 20 anos de atuação e 18 ultrapassam quatro décadas de existência. A mediana de sobrevivência das cooperativas ligadas à entidade é de 15,5 anos, superior à média de 9,5 anos observada entre as que não são associadas.
*Com informações OCB/GO
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.