quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Spencer Platt/Getty Images
Há exatos 22 anos, um ataque envolvendo terroristas da organização AI-Qaeda, tirou a vida de 2.977 pessoas nos Estados Unidos. Foram mortos cidadãos de 93 países, segundo o memorial do 11 de setembro.
Era por volta das 8h45 quando aconteceu o primeiro ataque a uma das torres. Enquanto todo o mundo já assistia perplexo ao acontecido, 17 minutos depois, um segundo avião colide com a outra torre. Ardendo em chamas, uma das torres viria abaixo às 9h57. A outra desabou às 10h28.
O World Trade Center era o edifício mais alto dos Estados Unidos e o quinto mais alto do mundo. Cerca de 50 mil pessoas trabalhavam nas centenas de empresas que o complexo abrigava.
Os reais motivos dos ataques nunca foram descobertos, mas a probabilidade seria a de “vingar as guerras e ditaduras apoiadas pelos Estados Unidos no Oriente Médio”. Cinco homens presos em Guantánamo ainda aguardam julgamento por seu suposto envolvimento nos ataques terroristas, todos eles confessaram o crime em 2007.
No local onde existiam as torres hoje tem um memorial, com o nome de todas as vítimas, e um museu, que tem todos os objetos encontrados entre os escombros das torres.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.