sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
De acordo com um experimento da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) uma amostra de 100 gramas de suco de laranja, contendo 33 miligramas de vitamina C em temperatura ambiente perde 24% da sua vitamina C.
Isso acontece porque assim que a laranja sai da casca, as vitaminas começam a oxidar em contato com o ar e com os raios ultravioleta oriundos do Sol.
Porém existem formas de burlar essa perda. A recomendação da nutricionista Bruna Gardim é conservar a sua bebida em uma jarra vedada (evitando maior contato com o oxigênio) e que não seja transparente (diminuindo a incidência da luz solar).
Outra alternativa é misturar laranja com acerola, uma grande fonte de vitamina C. Na mesma pesquisa, a Embrapa testou a combinação (que continha incríveis 393 mg de vitamina) e, após quatro horas, apenas 10% do total de vitamina foi perdido.
A vitamina C é um importante antioxidante para o nosso corpo: combate os chamados radicais livres e, com isso, previne o envelhecimento precoce. Também ajuda a fortalecer a imunidade, a formação de colágeno e a absorção do ferro oriundo de fontes vegetais. Quanto mais ácido for o seu suco, mais vitamina C ele terá.
Fontes: Revista Super
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.