sábado, 20 de abril de 2024

Novo medicamento que reduz mortalidade por Covid-19 é anunciado por cientistas britânicos

POR Ana Carolina Morais | 16/06/2020
Novo medicamento que reduz mortalidade por Covid-19 é anunciado por cientistas britânicos

Reprodução / Olhar Direto

U

Um medicamento de baixo custo e amplamente disponível no mercado possui a capacidade de reduzir a mortalidade de pacientes gravemente debilitados pela Covid-19. Este foi o resultado preliminar de um estudo realizado por cientistas britânicos divulgado hoje, terça-feira (16), que diz respeito a um corticoide comum específico.

 

 

Conforme demonstrado inicialmente, o remédio reduz de 40% a 28% o risco de morte em pacientes que estão em aparelhos respiradores, reduzindo também de 25% para 20% a possibilidade de óbito em pacientes que recebem oxigênio. Por outro lado, não foi constatada eficácia naqueles em estágios mais leves da doença. A pesquisa foi realizada com mais de 2.000 pacientes que foram submetidos ao medicamento, sendo comparado a outros 4.300 que receberam os cuidados comuns.

 

 

“Os resultados preliminares do estudo Recovery são muito claros – o remédio reduz o risco de morte em pacientes com complicações respiratórias graves. A Covid-19 é uma doença global – é fantástico que o primeiro tratamento que demonstradamente reduz a mortalidade esteja instantaneamente disponível em todo o mundo”, informou o professor de medicina e epidemiologia do Departamento de Saúde da População da Universidade de Oxford, Martins Landray, que é um dos líderes do estudo.

 

 

Para os pesquisadores envolvidos, se este medicamento tivesse sido administrado em pessoas infectadas pelo coronavírus no Reino Unido desde o início da pandemia, até 5.000 vidas poderiam ter sido salvas.

 

 

Futuramente, o fato do preço da droga identificada ser reduzido poderá ser uma vantagem aos países pobres que possuem um quantitativo elevado de pacientes com Covid. A expectativa é que os resultados completos sejam amplamente divulgados em breve.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: