quinta-feira, 25 de abril de 2024

MUNDO

Novas sanções do EUA têm como alvo filhas do presidente da Rússia e bancos

POR Thaynara Morais | 06/04/2022
Novas sanções do EUA têm como alvo filhas do presidente da Rússia e bancos

MANDEL NGAN / AFP

O

O presidente dos Estados Unidos anunciou novas sanções contra a Rússia, devido à invasão do país à Ucrânia. O anuncio feito por um alto funcionário do governo de Joe Biden tem como principais alvos as duas filhas do presidente russo Vladimir Putin e bancos, além da esposa e da filha do ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.

 

 

“Hoje estamos aumentando dramaticamente o choque financeiro impondo sanções de bloqueio total à maior instituição financeira da Rússia, o Sberbank, e seu maior banco privado, o Alfa Bank”, disse o representante norte-americano.

 

 

Os alvos dos EUA são as duas filhas adultas de Putin, pois acreditam que o presidente russo pode estar escondendo alguns de seus bens em seus nomes, de acordo com pronunciamento do alto funcionário do governo.

 

 

O funcionário não detalhou quais bens de Putin podem estar escondidos com suas filhas Mariya Putina e Katerina Tikhonova, porém disse que a prática é comum entre a elite russa.

 

 

Nesta quarta-feira (06), além dos EUA, a União Europeia e o Reino Unido também anunciaram novas sanções e novas pretensões de bloqueios contra a Rússia.

 

 

A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou que a União Europeia vai impor mais sanções contra a Rússia, além do último pacote já anunciado nesta semana, provavelmente incluindo medidas contra as importações de petróleo russo.

 

 

A chefe da Comissão Europeia ainda informou que essas não serão as últimas sanções durante apresentação do mais recente pacote de sanções que inclui a proibição de compra de carvão russo.

 

 

“Agora temos que analisar o petróleo e as receitas que a Rússia obtém dos combustíveis fósseis”, afirmou von der Leyen.

 

 

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, agradeceu através das redes sociais as novas sanções da EU planejadas contra a Rússia, porém disse que um embargo ao gás e petróleo russos é necessário “para deter” o Vladimir Putin.

 

 

O Reino Unido congelou os ativos dos bancos russos Sberbank e Credit Bank of Moscow, e disse que encerrará todas as importações de carvão e petróleo russos até o final de 2022. Outros oito oligarcas também foram sancionados.

 

 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que não pode tolerar qualquer indecisão dos países ocidentais sobre a imposição de novas sanções à Rússia, em um discurso ao parlamento da Irlanda na quarta-feira.

 

 

“Quando estamos ouvindo nova retórica sobre sanções… não posso tolerar nenhuma indecisão depois de tudo o que as tropas russas fizeram”, disse Zelensky em uma sessão conjunta de ambas as casas do parlamento por videoconferência, pedindo à Irlanda que convença os parceiros europeus a introduzirem sanções mais rígidas.

 

 

(Com informações da CNN)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: