terça-feira, 03 de dezembro de 2024

MUNDO

Não é só com Santo Antônio

POR Jornal Somos | 10/01/2020
Não é só com Santo Antônio

Redação Jornal Somos

A

Apesar de ser bastante conhecido como santo casamenteiro, Santo Antônio não é o único santo casamenteiro da religião católica. Hoje, 10 de janeiro é celebrado anualmente o Dia de São Gonçalo de Amarante, um santo também com grande fama de casamenteiro. Além de ser a figura do santo protetor dos ossos.

 

Lenda

De acordo com a lenda, a mulher que tocar no túmulo de São Gonçalo do Amarante – que está enterrado em Portugal – terá um casamento garantido e feliz.

 

 

 

História

Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio. Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante.

 

Sua morte é considerada na data de 10 de janeiro de 1259, sendo que este ano é considerado incerto, e teria acontecido em sua singela cabana de orações. O santo foi sepultado neste mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em homenagem à sua alma. Mesmo não sendo oficialmente canonizado pela Igreja Católica, São Gonçalo é tido como santo pelo povo e venerado como tal.

 

 

 

Oração de casamento para São Gonçalo

“São Gonçalo do Amarante,

Casamenteiro que sois,

Primeiro casais a mim;

As outras casais depois.

 

São Gonçalo ajudai-me,

De joelhos lhe imploro,

Fazei com que eu case logo,

Com aquele que adoro.”

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: