segunda-feira, 27 de maio de 2024

MUNDO

Mulher queniana faz trabalho importante contra mutilação infantil

POR Jornal Somos | 08/08/2018

Nice Nailantei Leng'ete foi nomeada uma das pessoas mais influentes do mundo por ajudar meninas e mulheres contra a mutilação feminina.

Mulher queniana faz trabalho importante contra mutilação infantil

Terra

A

A queniana Nice Nailantei Leng’ete, 27 anos, foi nomeada uma das pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time. Ela tem como missão de vida ajudar jovens garotas a escapar do “female cutting”, também chamado de mutilação genital feminina (MGF).


Ao discutir sua missão, Nice explicou que isso a emociona, pois ela conseguiu escapar da prática aos 8 anos de idade. “Eu escapei fugindo”, Leng’ete contou, dizendo que ela e sua irmã se esconderam em uma árvore até a cerimônia terminar.


Em seu trabalho como oficial do projeto Amref Health Africa, ela já ajudou mais de 15.000 meninas a evitar a mutilação. Nice passou a negociar com anciãos das aldeias, que tradicionalmente não trabalham com mulheres e convencê-los de que as cerimônias alternativas para a maioria serão mais saudáveis para as meninas e melhores para as comunidades.


Nice também está trabalhando para conseguir livrar a África do casamento infantil e da mutilação feminina até 2030, introduzindo ritos alternativos de passagem para sua comunidade Maasai, que é dominada por homens.


Essa abordagem lhe valeu admiração e respeito. Nice foi a primeira mulher em sua comunidade a receber um bastão preto pelos anciãos. E agora ela fala em um palco global, usando a voz para aumentar a conscientização sobre seu trabalho. A MGF e o casamento infantil terminarão na África por causa de gostos de Nice.


A mutilação genital feminina é comum em alguns países, como na África, países do Médio Oriente e em algumas regiões da América Latina e Europa, devido às comunidades emigrantes. Essa prática pode levar as mulheres à morte ou problemas futuros de saúde, porque são feitos com materiais sem esterilização e afeta regiões importantes do corpo feminino.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: