quinta-feira, 22 de maio de 2025
Foto: Redes Sociais
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (21) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pode ser alvo de sanções por parte do governo norte-americano. A declaração foi feita durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes.
Rubio respondeu a questionamento do deputado republicano Cory Mills, confirmando que o nome de Moraes está sendo analisado e há "grande possibilidade" de que ele seja incluído na lista de sanções da Lei Magnitsky — legislação criada em 2012, no governo Barack Obama, que permite punir autoridades estrangeiras acusadas de violar direitos humanos, especialmente com bloqueio de bens e contas bancárias nos EUA.
A iniciativa parte de parlamentares republicanos próximos à oposição brasileira, que acusam Moraes de censura e repressão. Segundo Rubio, as medidas discutidas podem impactar não apenas o ministro, mas também casos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e cidadãos que vivem nos Estados Unidos.
Além da Lei Magnitsky, congressistas americanos também articulam outro projeto que pode proibir Alexandre de Moraes de entrar nos Estados Unidos. Essa proposta avançou na Câmara dos Representantes no fim de fevereiro, sinalizando um possível endurecimento das relações entre setores conservadores norte-americanos e autoridades brasileiras.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.