quinta-feira, 18 de abril de 2024

Ministra afirma que Brasil deve retomar com exportação de carne à China até fim do ano

POR Thais Cabral | 24/11/2021
Ministra afirma que Brasil deve retomar com exportação de carne à China até fim do ano

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A

A exportação da carne brasileira para a China, segundo comunicado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, é que retome até fim do ano. A exportação está suspensa, pelo governo brasileiro, após aparecimento de dois casos da doença vaca louca em frigoríficos no Brasil. Os Estados Unidos também pediram as autoridades norte-americanas que suspendam as importações.

 

 

 

 

Nesta terça-feira (23/11), o Ministério da Agricultura, confirmou que as autoridades chinesas comunicaram que só irão aceitar pedidos de exportação da carne brasileira que tenha obtido certificado sanitário antes do embargo.

 

 

O Ministério afirmou que cumpre todas as medidas e protocolos sanitários exigidos para importação de carne, e alega que os dois casos de vaca louca, foram casos isolados em animais que não chegaram a ser comercializados, assim, não há risco de contágio.

 

 

Há cerca de 120 mil toneladas de carne certificada, aguardando desde de 04 de setembro, para entrar nos portos chineses, no qual Cristina afirma que não houve prejuízo para o setor. “Algumas companhias tiveram que dar férias para os funcionários, a preço da arroba do boi caiu, mas outras aberturas aliviaram as possíveis tensões”, diz.

 

 

Uma constatação para a Rússia já está sendo feita, segundo a ministra, que por sermos um dos maiores exportadores do mundo, teremos uma grande participação na distribuição.

 

 

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), quando comparado com mesmo período em 2020, a exportação de carne brasileira teve queda de 43% no mês de outubro.

 

 

(Com informações CNN)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: