sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Os ministros de Relações Exteriores da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai se reunirão nesta quinta-feira (6) em Brasília para chegar a um consenso que possibilite a conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE). Neste encontro, os países discutirão os resultados da última reunião entre as duas organizações que ocorreu em Bruxelas e não obteve resultados.
Esta reunião também esclarecerá as declarações do presidente da França, Emmanuel Macron. O francês afirmou que os acordos entre o Mercosul e a UE só seriam possíveis caso o presidente eleito, Jair Bolsonaro, se comprometesse ao Acordo de Paris, que estabelece ações contra o aquecimento global. Macron diz que a França não realizará acordos com países contrários ao Acordo de Paris.
Os principais pontos que estão atrasando as negociações entre UE e Mercosul são as divergências nos setores agropecuários, automotriz, lácteos e quanto ao acesso a mercados. As duas organizações tentam um acordo comercial desde 2000, ano em que se iniciaram as negociações formais. Desde então nenhum progresso apesar da “vontade política” dos envolvidos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.