quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mais de 50 milhões de postagens fakes sobre o novo coronavírus são deletadas pelo Facebook

POR Ana Carolina Morais | 13/05/2020
Mais de 50 milhões de postagens fakes sobre o novo coronavírus são deletadas pelo Facebook

Reprodução / H2Foz

N

Nesta terça-feira (12), a rede social Facebook deletou de sua plataforma, e também do Instagram, mais de 50 milhões de postagens com conteúdo fake sobre o novo coronavírus. A informação foi divulgada em seu Relatório de Aplicação dos Padrões da Comunidade, que esclarece as ações realizadas pela empresa para prevenir a disseminação de informações falsas ou duvidosas na internet. Segundo o documento, os posts retirados foram considerados incompatíveis com as políticas da entidade.

 

 

“Passamos os últimos anos construindo ferramentas, equipes e tecnologias para ajudar a proteger as eleições de interferências, evitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos e manter as pessoas protegidas de conteúdos noviços”, assegura Guy Rosen, vice-presidente de Integridade do Facebook, no comunicado.

 

 

O trabalho de filtragem de conteúdo é feito, em grande parte, por algoritmos de inteligência artificial que são capacitados para identificar conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, atividades sexuais e nudez adulta, violência e conteúdo explícito, assédio e bullying. Sendo assim, apenas parte desta seleção é reavaliada por revisores e o restante é automaticamente excluído.

 

 

“Trabalhamos com mais de 60 organizações de verificação de fatos que revisam e classificam conteúdos em mais de 50 idiomas ao redor do mundo. No mês passado, continuamos a expandir nosso programa para adicionar mais parceiros e idiomas. Desde o início de março, adicionamos oito novos parceiros e expandimos nossa cobertura para mais de uma dúzia de novos países”, conta Rosen.

 

 

Os posts removidos que continham conteúdo falso sobre a Covid-19 utilizaram como base avaliativa 7.500 artigos científicos, efetuando uma comparação entre as informações contidas nos textos publicados nas redes sociais com o entendimento médico-científico atual sobre a doença.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: