quarta-feira, 04 de novembro de 2026
Foto: Tolga Aksoy, Banco de Imagens
Na madrugada desta sexta-feira (14), o céu será palco do primeiro eclipse total da Lua em 2025. Conhecido como “Lua de Sangue”, o fenômeno ocorre quando a sombra da Terra cobre completamente o satélite natural, dando-lhe uma tonalidade avermelhada. O evento poderá ser observado em todo o Brasil, além de países da América do Sul, Central e do Norte.
De acordo com o G1, o eclipse parcial terá início às 2h06min (horário de Brasília), com a fase total ocorrendo às 3h58min. Já segundo informações da Nasa, o fenômeno começa um pouco antes, às 00h57min, atingindo seu ápice às 3h25min.
Diferente do eclipse solar, que exige equipamentos de proteção para observação segura, o eclipse lunar pode ser apreciado a olho nu ou com o auxílio de binóculos e telescópios, sem riscos para a visão.
No entanto, a presença de nuvens pode comprometer a visibilidade em algumas regiões. Para quem não puder acompanhar ao vivo, haverá transmissão online pelo canal SpaceToday, no YouTube. A live começa às 00h30 (horário de Brasília), na madrugada do dia 14 de março.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
03/11/2026
EUA: quem era a copilota, filha de brasileiros, que morreu em queda de jato
Nathalia Gadelha, de 20 anos e filha de brasileiros, foi identificada como copilota do jato Learjet 60 que caiu no sul da Flórida no domingo (1º/11), matando as nove pessoas a bordo. A jovem já havia obtido licença de piloto privado aos 17 anos.
02/11/2026
EUA: áudio revela desespero de piloto antes de jato cair na Flórida e matar 9 pessoas
Gravação divulgada pelo site LiveATC registra os momentos finais de um jato particular que caiu no sul da Flórida, nos Estados Unidos, e matou nove pessoas. O caso reacende discussões sobre segurança de voos particulares em áreas urbanas.
30/10/2026
Papa Leão XIV vota por correspondência nas eleições dos EUA
O Papa Leão XIV, nascido nos Estados Unidos, votou por correspondência nas eleições de meio de mandato do país, tornando-se o primeiro pontífice a participar de uma eleição norte-americana. O Vaticano confirmou o voto em comunicado oficial.