sábado, 20 de abril de 2024

MUNDO

Líderes Inspiram

POR Thiago de Brito Donzelli | 31/08/2018

Vamos conhecer melhor o que realmente leva os líderes aos seus sonhos.

Líderes Inspiram

Arquivo Pessoal

A

Acredite: o líder só conseguirá formar uma equipe de fato, e não um amontoado de gente, sendo extremamente motivado e positivo em sua função, dando o exemplo de postura que espera de seus liderados.

 

“Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum” Henry Kissinger, Prêmio Nobel da Paz e um dos grandes líderes da política externa dos EUA na década de 1970. E assim é a equipe com o líder: se este não souber aonde quer chegar e como fazê-lo, não inspirará ninguém a segui-lo.

 

Esperam-se líderes que abracem uma causa e mobilizem outros. Toda causa tem sempre componentes que estão ligados ao comprometimento, emoção e razão. Esse desejo deve ser estimulado pelo líder, tornando realidade o sonho de cada um.

 

Com carisma, terá todas as condições de obter sucesso em suas ações, pois contagiará sua equipe com uma visão de conjunto. Será o coletivo trabalhando pelo bem comum: a superação de resultados.

 

Dentre várias atitudes que inspiram seus liderados, um líder admirado e com resultado tem cinco pontos principais.

 

Conhece o negócio e o mercado competitivo no qual trabalha;

 

Domina a criatividade, explora a intuição e sabe delegar (empowerment);

 

Tem sensibilidade diante das necessidades da empresa e equipe, servindo os com dedicação.

 

É flexível, adaptado a mudança constantes, com habilidade na avaliação de situações e rapidez na tomada de decisões.

 

Exemplifica na prática o que prega na teoria, demonstrando que se pode na teoria, demonstrando que se pode confiar no que ele diz, e tendo humildade para redirecionar opções que necessitam de melhoria.

 

A capacidade de aprender constantemente é que diferenciará o líder de sucesso do vulgar. Ter condições de atuar em cenários nos quais a convivência da ordem e da confusão se faz sentir. Isso exigirá dele múltiplas habilidades, seja de natureza comportamental ou técnica.

 

Este líder precisa ser capaz de criar e aprimorar profissionais de sua gestão, gerando capital intelectual para a empresa da qual faz parte. Seu Know-how deverá dar-lhe para que a inovação esteja presente em suas ações. As sim como conseguir inspirar confiança e manter acesa a esperança de todos os seus liderados.

 

Ser intuitivo também é muito importante, já que analisará os diversos setores econômico do mercado que influenciam diretamente seus negócios. E com informações atualizadas, facilitará a tomada rápida de decisões. Isso porque, no processo decisório, a informação assume relevância, diminuindo a incerteza provocada pelas mudanças. Por isso, a intuição é uma virtude do líder de sucesso pois ela interfere na tomada de decisão, embora não seja racional. As sensações, emoções, sentimentos e todo um conteúdo subjetivo interferem neste processo.

 

Transpiração agindo junto à inspiração!

 

Para que o líder obtenha sucesso em sua gestão, não pode ser um homem de gabinete apenas. Deve conhecer o mercado, visitando clientes e vendo in loco o que é necessário para o bom desempenho da sua equipe. Liderar é inspirar. E inspirar é conquistar credibilidade.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: