sábado, 21 de junho de 2025

LEI SECA COMPLETA 17 ANOS: UM MARCO NA SEGURANÇA VIÁRIA E NA MUDANÇA DE CONSCIÊNCIA NACIONAL

POR | 20/06/2025
LEI SECA COMPLETA 17 ANOS: UM MARCO NA SEGURANÇA VIÁRIA E NA MUDANÇA DE CONSCIÊNCIA NACIONAL
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Hoje quero refletir com vocês sobre a criação da Lei Seca no Brasil e sua efetividade no combate aos que bebem e insistem em dirigir.

 

No dia 19 de junho de 2008, entrava em vigor a Lei nº 11.705 — popularmente conhecida como Lei Seca — com o firme propósito de reduzir os alarmantes índices de acidentes de trânsito causados pela combinação de álcool e direção. 17 anos depois, é impossível negar o impacto profundo que essa legislação teve na vida dos brasileiros.

 

Mais do que um instrumento punitivo, a Lei Seca representou uma guinada cultural. Campanhas educativas, blitz regulares e mudanças no comportamento da sociedade consolidaram o entendimento de que beber e dirigir não é apenas uma infração, é um risco à vida. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os primeiros anos após a implementação já mostraram quedas significativas nas mortes por acidentes relacionados ao álcool.

 

A importância da Lei Seca vai além dos números. Ela impôs um novo código de responsabilidade, especialmente entre os jovens motoristas, e ajudou a transformar o trânsito em um espaço mais seguro e menos tolerante ao descaso. É uma conquista que salvou milhares de vidas — e continua salvando.

 

Celebrar os 17 anos da Lei Seca é, portanto, reafirmar o compromisso com a vida. É reconhecer que políticas públicas bem aplicadas e com fiscalização constante têm o poder de gerar mudanças reais. E, acima de tudo, é lembrar que cada escolha consciente ao volante faz parte de uma corrente de cuidado coletivo.

 

Pesquisei e divulgo abaixo alguns dados interessantes sobre a Lei Seca:

 

Antes da Lei Seca (2007):

 

O Brasil registrava aproximadamente 40 mil mortes no trânsito. 

 

 Primeiro ano da Lei Seca (2008):

 

 

Houve uma queda de 15,5% nas mortes no trânsito, com 422 mortes registradas. 

 

 Um ano após a implementação (2009):

 

 

Houve uma redução de 6% nas mortes por acidentes de trânsito em relação ao ano anterior à lei, e a taxa de mortalidade foi reduzida em 12%, com 2.198 mortes. 

 

  15 anos após a implementação (2023):

 

 

Em comparação com o ano anterior à lei, houve uma redução de 51% nas mortes, com 245 mortes registradas. 

 

 Internações:

 

 

Apesar da redução de mortes, houve um aumento nas internações por acidentes de trânsito relacionados ao álcool entre 2010 e 2021, com um aumento de 34%. Em 2021, o Brasil registrou 36 internações por acidentes de trânsito atribuíveis ao álcool por 100 mil habitantes, a maior taxa entre 2010 e 2021. 

 

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

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