quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Foto: Freepik
Com 10% dos habitantes com mais de 80 anos, o Japão tem a população mais velha do mundo. O dado levou o governo em aumentar as taxas de natalidade, já que há cada vez menos bebês vindo ao mundo por lá. E uma das estratégias é interessante: os governantes estão analisando formas de reduzir a jornada de trabalho para quatro dias por semana para estimular mais nascimentos.
A decisão se baseia em estudos que mostram que a rotina de trabalho em quatro dias pode ajudar a saúde mental dos funcionários, aumentar a produtividade geral e até reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa. Por conta disso, a cidade de Tóquio optou por oferecer aos funcionários estaduais fins de semana de três dias.
Além dos benefícios à saúde e ao meio ambiente, há outra esperança: de que isso estimule o nascimento de mais bebês. Isso foi declarado publicamente por Yuriko Koike, governadora de Tóquio, quando anunciou a mudança nessa política durante uma sessão regular da Assembleia Metropolitana.
Enfrentando um sério problema de natalidade, o Japão tem passado pela “maior crise que enfrenta”, segundo o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida. Para lidar com essa situação, várias empresas têm investido na automação, como forma de compensar menos trabalhadores humanos.
Com informações via MegaCurioso.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Conquista quebra jejum de 17 anos sem o Brasil estar no topo da premiação
Iniciativa é uma forma de auxílio aos profissionais do campo no combate à Ferrugem Asiática
Prática evita conflitos e garante mais tranquilidade na divisão de bens