segunda-feira, 09 de setembro de 2024
Foto: Reprodução
Neste domingo (28) milhões de eleitores vão às urnas para escolha do novo presidente da Venezuela. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país divulgou há poucos dias, o cartão oficial de votação que apresenta a ordem em que cada candidato à presidência do país nas urnas. A foto do presidente Nicolas Maduro aparece 13 vezes e ocupa as primeiras posições da cédula. Ao todo, dez candidatos, todos homens, disputam as eleições presidenciais.
Maduro aparece em 13 fotos que representam o número de organizações políticas que apoiam a sua candidatura. Enquanto isso, o candidato da oposição majoritária, Edmundo González Urrutia, por exemplo, aparece em três fotos.
Estão distribuídos da seguinte forma: Luis Eduardo Martínez, seis fotos; Antonio Ecarri, cinco; José Brito, três; Daniel Ceballos, dois; Claudio Fermín, Javier Bertucci, Benjamín Rausseo e Enrique Márquez com uma foto.
Oposição e analistas acusam o pleito de desestimular o comparecimento do eleitor venezuelano, desde a composição das mesas eleitorais até o leiaute da cédula, feitas para confundir os eleitores e criar obstáculos para uma eleição presidencial livre.
Segundo dados oficiais, dos 15.797 locais de votação em todo o país, pelo menos 8.000 terão apenas uma urna, um aumento em relação aos 6.800 locais na eleição presidencial de 2018, segundo dados oficiais. Nas redes sociais, alguns eleitores disseram que seu local de votação foi alterado para um em outro estado, em alguns casos longe de suas casas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.