quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: freepik
Em um hospital da Suécia 33 mulheres tiveram seus úteros retirados devido a um diagnóstico de câncer, porém a própria instituição avaliou que a decisão foi equivocada.
As mulheres forma submetidas a cirurgia conhecida como histerectomias — cirurgia ginecológica que consiste na remoção do útero, podendo ser parcial ou total — entre 2023 e 2024.
De acordo com as autoridades hospitalares, os erros ocorreram devido a uma abordagem diagnóstica muito específica. As pacientes, com idades entre 38 e 85 anos, receberam diagnósticos de alterações celulares suspeitas de malignidade, o que levou à decisão de remover seus úteros.
No entanto, mais tarde foi descoberto que as intervenções poderiam ter sido evitadas. Johan Lugnegård, chefe médico do hospital, expressou profundo pesar pelo ocorrido e descobriu o impacto físico e psicológico sobre as mulheres afetadas.
A situação gerou uma revisão dos processos de diagnóstico e tratamento no hospital, visando minimizar os impactos. A instituição irá ainda, compensar financeiramente as pacientes que passaram pelo procedimento sem necessidade.
Com informações Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.