quinta-feira, 02 de outubro de 2025
Foto: Freepik
Goiás viveu uma terça-feira (30/9) de extremos climáticos, com temperaturas escaldantes e índices de umidade entre os mais baixos do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Miguel do Araguaia, no Norte goiano, marcou 40,8 ºC, a maior temperatura do estado e a terceira mais alta do país.
Além disso, Goianésia alcançou destaque nacional por registrar apenas 8% de umidade relativa do ar, a mais baixa de todo o Brasil. Aragarças também entrou no ranking, com 9%, ficando em terceiro lugar entre as cidades mais secas.
O Inmet emitiu alerta vermelho para todo o território goiano, indicando que a umidade pode cair abaixo dos 12% em várias regiões. Essa condição aumenta o risco de incêndios florestais e traz sérias ameaças à saúde, como problemas respiratórios, desidratação e irritação nos olhos.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o calor deve continuar nesta quarta-feira (1/10), principalmente nas regiões Norte e Oeste do estado. A previsão é de tempo estável, com sol forte e baixa possibilidade de chuvas.
Na capital, Goiânia, a máxima pode chegar a 37 ºC, com umidade relativa do ar variando entre 14% e 70%, mantendo o clima seco e desafiador para a população.
*Com informações Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.