sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
A geração Z, ou gen Z, como também é chamada, geralmente é definida como o grupo de nascidos entre os anos de 1995 e 2010 - o período não é exato, já que não há um consenso sobre quando termina uma geração e começa outra. O grupo é muito conhecido por sua intimidade com a tecnologia, pois essas pessoas cresceram em um mundo já digital.
No mercado de trabalho, os jovens gen Z apresentam mudanças em relação a gerações passadas. Eles costumam priorizar mais qualidade de vida e flexibilidade do que status, por exemplo, e podem ter comportamentos que surpreendem recrutadores e gestores, com as diferenças entre gerações podendo trazer oportunidades e desafios.
Uma das principais dificuldades dessa geração, está em mexer nos computadores de mesa tradicionais das empresas, daqueles com Windows como sistema operacional. Isso porque, apesar de estarem sempre conectados, na maior parte do tempo isso ocorre por meio de um celular. Mesmo ao usar o PC, eles não focam nas ferramentas mais exigidas para vagas de emprego, como as de Pacote Office, por exemplo.
O maior problema para esses jovens estaria na aplicação das funções de um programa no dia a dia para resolver situações do cotidiano de trabalho. Com isso, há uma procura por cursos específicos que ensinam como usar essas ferramentas - assim como o “cursinho de informática”, que era popular nos anos 1980 e 1990. Especialistas afirmam também, no entanto, que os jovens aprendem muito rápido a partir do momento que passam a usar uma plataforma com orientação.
E você, o que acha disso? Conte pra gente.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.