terça-feira, 08 de julho de 2025

MUNDO

Gastos com o futebol afeta o bolso de 61% dos brasileiros

POR Cairo Tobias | 08/07/2025

Pesquisa inédita faz uma radiografia do comportamento financeiro sobre a maior paixão nacional

Gastos com o futebol afeta o bolso de 61% dos brasileiros

Foto: Reprodução

A

Apenas 23% dos torcedores admitem o fanatismo por seu time de coração, mas o consumo relacionado com o futebol é cada vez maior e já atinge a marca de 61% dos brasileiros, como revela estudo realizado pela primeira vez pela Serasa. 

 

A pesquisa “Gastos com Futebol”, que ouviu 2.940 pessoas de todas as regiões do país, mostra como o esporte impacta uma fatia do orçamento familiar e influencia o comportamento financeiro dos torcedores. 

 

Entre os principais gastos, as camisas de times continuam com larga vantagem de 71%, seguida bem abaixo por outros produtos licenciados (35%), ingressos para assistir aos jogos (34%) e streamings ou pay-per-view (32%). 

 

As despesas, porém, parecem cada vez mais periféricas aos estádios, pois 61% dos brasileiros acreditam que os eventos de futebol não são mais acessíveis ao público geral. Não por acaso, os ingressos para jogos aparecem em terceiro na lista, com apenas 34% na lista de gastos, mostrando não ser uma prioridade. 

 

Um outro questionamento da pesquisa confirma o distanciamento. Quando perguntados sobre como assistem aos jogos, apenas 23% indicaram o estádio como palco. A preferência é de TV aberta (75%) e TV fechada (55%), e chama a atenção, embora não surpreenda, que a soma de quem assiste a jogos pelo Youtube (42%) e por streamings (31%) já se equipara ao percentual dos que ainda estão na TV aberta. 

 

Com dinheiro ou não, o certo é que o futebol estimula que o brasileiro não se imponha limites para estar ao lado de seu time. Pelo menos 60% dos entrevistados já “cometeu alguma loucura” pelo seu clube e 9% deles já colocaram como meta se fazer presente nos próximos mundiais de clubes.

 

O papel social do esporte

 

Além de movimentar o bolso do brasileiro, sete em cada dez pessoas enxergam o papel social que o esporte representa no país. E 49% consideram o futebol como um grande aproximador de pessoas, promovendo laços entre familiares e amigos. 

 

Durante a pesquisa foi possível perceber que o futebol feminino também está entre os eventos desejados pelo público. A porcentagem é muito próxima à intenção de assistir ao mesmo campeonato masculino, mostrando mais uma vez que o interesse do brasileiro é pelo esporte e não pelo gênero.

 

Cenário Regional

 

Dados sobre a região Centro-Oeste demonstram que a população possui um grande apreço pelo futebol e gosta de assistir aos jogos. A pesquisa revelou que 78% da população acompanha as partidas pela televisão aberta e 51% pela televisão fechada. Entretanto, apenas 22% da população vai ao estádio acompanhar os jogos presencialmente.

 

Aproximadamente 63% dos entrevistados afirmaram terem gastos periódicos com o esporte, dos quais 72% são destinados à aquisição de camisas de time e 27,5% a produtos licenciados como bonés, mochilas, copos e garrafas personalizados, dentre outros. Desse total de gastos, apenas 26% são direcionados à compra de ingressos para partidas, o que evidencia que assistir as partidas presencialmente não é mais tão acessível ao público em geral na região.

 

Por mês, 80% dos indivíduos afirmam terem gastos com o futebol. Cerca de 51% deles gastam até R$ 100 mensais com o esporte. 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: