quinta-feira, 21 de novembro de 2024
crédito: Reprodução/Facebook NOAA NWS National Hurricane Center
Em um período de pouco mais de quatro horas na segunda-feira (7), o furacão Milton, que se aproxima da Flórida, nos EUA, ganhou uma força "explosiva", como classificou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês). O fenômeno subiu da categoria 2 para a 5, a máxima na escala de intensidade de furacões.
O salto assustou especialistas e, segundo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pode ser "um dos piores dos últimos 100 anos na Flórida". Os ventos da tempestade podem chegar a 270 km/h.
Nesta terça-feira (8), o Milton perdeu um pouco da força e desceu para a categoria 4, mas, ainda de acordo com o NHC, segue com "alto potencial destrutivo". O fenômeno deve tocar o solo na cidade de Tampa, na Flórida, de 3 milhões de habitantes, nesta quarta-feira (09), menos de duas semanas após o furacão Helene ter inundado a costa do estado, causando destruição e mortes.
O presidente norte-americano cancelou uma viagem que faria a Ásia para poder acompanhar a movimentação do furacão que deve atravessar o estado sem perder força, segundo especialistas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.