quarta-feira, 07 de maio de 2025
Com a chegada de uma massa de ar polar à região central do país, as manhãs em Goiás começaram a semana mais frias. Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a capital Goiânia registrou 16,5°C na manhã desta segunda-feira (5). Já nas cidades de Cristalina, Jataí e Rio Verde os termômetros marcaram 13°C, 14°C e 15°C, respectivamente.
Além das temperaturas mais baixas ao amanhecer, o mês de maio marca o início do período de estiagem em Goiás. Amorim explica que, apesar de ainda terem ocorrido chuvas até o dia 2, agora o clima entra em uma nova fase, típica até meados de outubro, com ausência de precipitações, baixa umidade e redução da água disponível em rios e mananciais.
“Entramos definitivamente no nosso período de estiagem”, afirmou o meteorologista.
Mesmo com a influência de massas de ar frio vindas do Sul, André ressalta que ainda não há previsão de ondas mais intensas de frio em Goiás. “Vamos aguardar até a segunda quinzena de maio”, disse.
Durante a estiagem, o ar seco e as manhãs frias se tornam comuns. “É um frio mais tímido, mas que o goiano gosta”, comentou André, destacando que a redução na umidade do ar pode impactar a saúde da população e o meio ambiente.
O gerente do Cimehgo ainda fez um alerta sobre o uso consciente da água e a necessidade de evitar queimadas. “Infelizmente, muitas pessoas ainda usam o fogo para limpeza de terrenos. Isso precisa ser evitado ao máximo”, alertou.
Por fim, André lembrou que o período também inicia a contagem de dias sem chuva em Goiás. “No ano passado, ficamos quase 180 dias sem precipitações. Agora começa a preocupação com a qualidade do ar, tempo mais seco e temperaturas amenas”, concluiu.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.