sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: reprodução/BBC Brasil
Foi encontrado no município de Presidente Prudente em São Paulo, no ano de 2016, o fóssil de um passado chamado Navaornis hestiae. Estudos deste ano revelam que o entendimento sobre a evolução dos cérebros e da inteligência das aves modernas pode mudar.
A descoberta foi publicada na revista Nature. O estudo foi liderado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Museu de História Natural de Los Angeles.
A espécie Navaornis, que viveu há 80 milhões de anos, tinha um cérebro maior que o do Archaeopteryx, mas ainda carecia de mecanismos complexos de controle de voo.
Seu crânio, preservado quase intacto, preenche uma lacuna de 70 milhões de anos entre os dinossauros semelhantes a aves e os pássaros atuais.
A análise digital do cérebro revelou capacidades cognitivas mais avançadas para a época, mas ainda primitivas em comparação às aves modernas.
A descoberta é considerada uma peça-chave para compreender a evolução do cérebro aviário, destacando como alguns pássaros pré-históricos já apresentavam características modernas enquanto conviviam com dinossauros.
Com informações BBC Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.