sexta-feira, 26 de abril de 2024

Foguete com astronautas é lançado pela Nasa após 9 anos sem realizar missão tripulada

POR Ana Carolina Morais | 31/05/2020
Foguete com astronautas é lançado pela Nasa após 9 anos sem realizar missão tripulada

MICHAEL SEELEY, NATIONAL GEOGRAPHIC

A

Após nove anos sem lançar uma missão espacial tripulada, neste sábado (30), os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley decolaram do Centro Espacial John F. Kennedy, no Cabo Canaveral, Flórida (EUA), no foguete Falcon 9, em direção à ISS (Estação Espacial Internacional). O lançamento só foi possível devido à parceria realizada entre a Nasa e a empresa de exploração espacial SpaceX.

 

 

Esta é a primeira vez que uma empresa da iniciativa privada efetua um lançamento à órbita, uma vez que anteriormente, somente espaçonaves governamentais realizavam estas missões.

 

 

 

 

A Estação Espacial fica à 400 km da Terra e está em movimento. Sendo assim, a viagem a bordo da cápsula Crew Dragon terá a duração de 19 horas em um trajeto que não será feito em linha reta. Os astronautas permanecerão na ISS, provavelmente, até o mês de agosto.

 

 

A decolagem já deveria ter ocorrido. Ela estava agendada para a última quinta-feira (28), mas foi interrompida 20 minutos antes do horário agendado devido à situação climática, sendo transferida para o sábado, onde contou com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que após o lançamento, declarou: “é incrível, o poder, a tecnologia. Foi uma vista bonita”.

 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: