quarta-feira, 24 de abril de 2024

Flórida registra recorde de positivos com Covid-19 após abertura da Disney e protestos contra uso de máscaras

POR Ana Carolina Morais | 13/07/2020
Flórida registra recorde de positivos com Covid-19 após abertura da Disney e protestos contra uso de máscaras

Reprodução / El País

U

Um dia após a reabertura da Walt Disney World, em Orlando, e de manifestações em um restaurante próximo ao parque realizada por ativistas contrários ao uso de máscara, o estado da Flórida, nos Estados Unidos, registrou um aumento recorde neste domingo (12), confirmando mais de 15 mil positivos com Covid-19 dentro de 24 horas.

 

 

Se fosse um país, a Flórida estaria em quarto lugar no ranking mundial de novos casos registrados em um dia, ficando atrás somente dos EUA, do Brasil e da Índia, conforme análise efetuada pela Reuters. Este aumento diário nos casos já superou a contagem, também diária, de qualquer país europeu em momento de pico da pandemia, bem como ultrapassou o recorde do estado de Nova York, epicentro do surto do novo coronavírus em território americano, que em 10 de abril chegou a atingir a marca de 12.847 novos confirmados.

 

 

 

 

A reabertura de dois entre os quatro parques temáticos da Disney, no sábado (11), na Flórida, ocorreu com número limitado de visitantes, que adquiriram ingressos com antecedência para a manutenção do controle de público. Outras medidas de segurança implementadas foram a medição de temperatura na entrada, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel disponibilizados ao longo do parque e a exigência de que as pessoas mantenham dois metros de distância entre cada, tanto nas atrações, quanto nas lojas, afim de manter o distanciamento social.

 

 

Quanto aos ativistas contrários ao uso de máscaras de proteção individual, os atos foram realizados na Flórida e em Michigan. Os manifestantes organizaram protestos de modo contrário às determinações locais, argumentando que esta medida infringe a liberdade individual.

 

 

Donald Trump faz aparição de máscara pela primeira vez

 

Ainda no sábado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez sua primeira aparição em público utilizando uma máscara, após intensa pressão para que o político transmitisse um exemplo de saúde pública à população. Trump usou o mecanismo de proteção enquanto caminhava pelo hospital militar Walter Reed, em Washington, em visita à veteranos de guerra feridos.

 

 

Segundo a imprensa local, a assessoria presidencial havia “praticamente implorado” para que Donald Trump cedesse e utilizasse, em público, a máscara, permitindo ser fotografado, em meio ao momento de crise em território estadunidense devido à pandemia.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: