sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Mundial de Clubes, realizado pela Fifa, está a procura de uma nova sede. Isso porque o Japão desistiu de sediar os jogos, de acordo com informações da "Kyodo News". A explicação dada pela Associação Japonesa de Futebol (JFA, na sigla em inglês) é que teriam que realizar mudanças em seu calendário doméstico por conta do conflito que causaria com o torneio mundial de clubes e os jogos finais das Eliminatórias Asiáticas da Copa do Mundo de 2022, que será no Catar. Entretanto na reportagem do jornal oriental os motivos principais seriam as restrições relacionadas à pandemia de Covid que aumentariam o risco de aumento de casos da doença e a baixa probabilidade de obtenção de lucro com a competição, já que contaria com limitações de público nos estádios, levaram à desistência japonesa.
A expectativa é de que a Fifa se pronuncie oficialmente nos próximos dias para confirmar o cancelamento. Este anúncio deverá ser feito apenas quando houver decisão quanto à nova sede para o Mundial de Clubes. Mas nos bastidores já se fala que pode ser que seja até mesmo alterado as datas do torneio que estava previsto de acontecer em de 09 a 16 de dezembro.
A Fifa ainda não definiu uma lista de possíveis candidatas, mas o Brasil não deve aparecer entre os candidatos, principalmente após os problemas do jogo entre Brasil x Argentina. Outro ponto que joga contra o Brasil é o fato da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estar com um presidente interino, sem demonstrar força política diante do futebol sul-americano. Por outro lado, a provável liberação da presença de torcida com toda a capacidade dos estádios nas cidades-sede, o avanço da vacinação e a diminuição atual do contágio e das mortes de covid-19 no país e a infraestrutura pronta com diversos estádios construídos na Copa do Mundo de 2014 podem ser fatores favoráveis ao Brasil.
Agora é aguardar a decisão que será anunciada logo, para esta, teoricamente, última a edição com o formato atual com os campeões continentais e o campeão nacional do país anfitrião se enfrentando em jogos mata-mata. No momento, apenas o Al Ahly, do Egito, e o Auckland City, da Nova Zelândia, estão confirmados para a disputa.
O novo formato do Mundial de Clubes deverá ser realizado a partir do próximo ano com a presença de 24 clubes divididos em grupos, em formato de quatro em quatro anos que teria diversas semelhanças com a Copa do Mundo de seleções.
(Com informações do UOL, GZ, Terra e GE)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.