quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Desde o começo da Guerra criada pelo presidente russo Vladimir Putinr contra a Ucrânia, a Fifa se pronunciou contra o conflito e atenta às necessidades do esporte. Diante disto, ontem, neste domingo (27), foi divulgada uma série de sanções à seleção russa. A entidade máxima do futebol determinou que as partidas que aconteceriam “em casa” devem ser disputados em território neutro e sem espectadores, e ainda que a associação membro que representa a Rússia só deve participar de competições com o nome “União de Futebol da Rússia (RFU). Outro ponto é que nenhuma bandeira ou hino da Rússia pode ser utilizado em partidas que a equipe da União de Futebol da Rússia participe. As determinações foram aprovadas em unanimidade pelo presidente da Fifa e das seis confederações que participam do Conselho da Fifa.
Apesar destas ações, as seleções que já tem jogos marcados para as Eliminatórias Européias já afirmaram que não jogam contra a Rússia. A primeira preocupada é a Polônia, que deveria enfrentar a Rússia em 24 de março, reagiu por meio de um comunicado publicado no Twitter pelo presidente da federação, Cezary Kulesza: “A decisão da FIFA de hoje é inaceitável para nós. Na situação da guerra na Ucrânia, não estamos interessados no jogo das aparências. Nossa posição continua a mesma: a seleção polonesa NÃO JOGARÁ contra a Rússia na repescagem, independentemente do nome da seleção russa.”
A reação foi semelhante pela Suécia, que tem como rival a República Tcheca nas Eliminatórias. Quem vencer este duelo vai enfrentar o vencedor de Rússia e Polônia. “É claro que não estamos satisfeitos com isso”, disse o presidente da federação, Karl-Erik Nilsson, que completou: “Nossa opinião não é diferente hoje [em relação à semana passada]. A situação não mudou na Ucrânia só porque recebemos a mensagem da Fifa. Também queremos conversar com Polônia e República Tcheca. Mas é claro que esperávamos uma postura mais dura da Fifa.”
Neste domingo a Associação de Futebol da Inglaterra (FA) também anunciou que não vai enfrentar a Rússia em nenhuma circunstância – nem em amistosos, nem em competições, por qualquer categoria.
Apesar disto, em relação aos assuntos de futebol na Ucrânia e na Rússia, a Fifa reafirma que continuará monitorando a situação e as atualizações em relação às próximas eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa Qatar 2022 serão comunicadas oportunamente.
(Com informações da FIFA, GE, CNN)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.