sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

Facebook remove contas relacionadas à interferência nas eleições nos EUA

POR Jornal Somos | 02/08/2018
Facebook remove contas relacionadas à interferência nas eleições nos EUA

Foto: Flog

E

Em nota oficial publicada pelo Facebook na última terça-feira (31), a companhia alega que detectou e removeu 32 páginas e contas falsas engajadas na interferência das eleições que acontecerão em novembro nos Estados Unidos.

 

Aproximadamente 290 mil contas seguiam no mínimo um dos perfis deletados. As estatísticas publicadas pelo Facebook também mostram que foram promovidos cerca de 150 publicações, gastando 11 mil dólares canadenses na promoção em Instagram e Facebook, com o primeiro anúncio criado em abril de 2017 e o último em junho de 2018.

 

As páginas mais famosas criadas incluiam "Aztlan Warriors", "Black Elevation", "Mindful Being" e "Resisters". O evento mais comentado criado por uma dessas páginas possuia 4.700 pessoas interessadas em comparecer e 1.400 presenças confirmadas. O evento foi desativado.

 

Essa decisão mantém a norma de evitar fake news na rede social adotada pelo Facebook. Na última quarta-feira (25), uma rede de 196 páginas e 87 perfis brasileiros no Facebook foram retiradas do ar por suspeitas de violação da autenticidade da rede social. Entre essas, o MBL (Movimento Brasil Livre) foi atingido, classificando o caso como "arbitrário, irônico, mas não surpreendente".

 

 

Leia mais:

Facebook retira perfis do ar e atinge MBL

Facebook adota medidas de transparência nas eleições no Brasil

Google oficializa uma plataforma para o impedimento de Fake News

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: