sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

Facebook e Instagram terão medidas para reduzir fake news sobre vacinas

POR Jornal Somos | 10/03/2019
Facebook e Instagram terão medidas para reduzir fake news sobre vacinas

R7

O

O Facebook anunciou esta semana um plano de ação para combater boatos e informações controversas sobre vacinação infantil na plataforma e no Instagram. Entre as medidas tomadas pela rede social para combater a desinformação, estão a redução da divulgação de Grupos e Páginas que espalharem tais informações no feed de notícias e na ferramenta de busca – ou seja, eles não aparecerão entre os resultados quando você pesquisar algo na plataforma. O Instagram, que pertence ao mesmo grupo empresarial do Facebook, também será afetado.

 

As notícias falsas na área da saúde tem chamado à atenção desde 2018, como publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo que mostrou que o Ministério da Saúde havia rastreado 185 focos de fake News sobre saúde na internet. De acordo com o próprio Facebook, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e centros norte-americanos de Controle e Prevenção de Doenças têm identificado os boatos sobre as vacinas.

 

Uma das ações será a rejeição de anúncios de publicidade que contenham essas informações. O Facebook informou que casos recorrentes podem gerar sanções mais graves, como a desativação da conta de anúncios da empresa. Publicações que contenham dados imprecisos relacionados ao tema serão removidas da aba “Explorar”, que exibe conteúdos diversos para os usuários.

 

Ainda segundo o comunicado, o Facebook está analisando formas de compartilhar informações educativas fornecidas por organizações de saúde especialistas em vacinas quando as pessoas encontrarem notícias controversas sobre o tema.

 

Entenda o caso

O movimento “antivacina” vem crescendo entre pais de crianças e recém-nascidos nos últimos anos em todo o mundo, baseados na escolha de não vacinar seus filhos, com a justificativa de que o ato não é seguro nem eficaz na prevenção de doenças. A OMS recomenda a vacinação em todas as crianças e considera a relutância às vacinas uma das dez maiores ameaças à saúde mundial em 2019.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: