terça-feira, 29 de abril de 2025
Foto: Juca Varella/Agência Brasil
Hoje decidi conversar com você que esta fazendo a sua declaração do imposto de renda. Detalhe: o prazo termina no dia 28 de maio. Caro leitor, Com a temporada de declaração do Imposto de Renda próximo do fim, surge uma oportunidade valiosa que vai além das obrigações fiscais: a chance de destinar parte do seu imposto devido a instituições que atuam em prol de crianças e idosos. Essa iniciativa não apenas alivia o peso da tributação, mas também proporciona um impacto positivo duradouro na vida de quem mais precisa.
Os Fundos da Infância e da Adolescência (FIA) e os Fundos do Idoso são dois exemplos de mecanismos que permitem que você direcione uma parte do seu imposto para projetos que promovem o bem-estar e o desenvolvimento de nossas crianças e a dignidade de nossos idosos. Ao optar por essa destinação, você não está apenas cumprindo uma formalidade fiscal, mas está investindo no futuro daqueles que representam a esperança do amanhã e cuidando daqueles que construíram nossa sociedade. A importância de apoiar esses projetos não pode ser subestimada. As crianças, em sua fragilidade e vulnerabilidade, necessitam de atenção, educação e acolhimento para se desenvolverem em um ambiente seguro e estimulante.
Programas que focam no seu desenvolvimento integral, na educação e na saúde têm o potencial de mudar o rumo de suas vidas, oferecendo-lhes oportunidades que muitas vezes parecem distantes. Por outro lado, os idosos merecem um cuidado especial, pois são portadores de sabedoria e experiências que enriquecem nossas comunidades. Muitas vezes, eles enfrentam solidão e condições de vida precárias. Projetos que promovem o envelhecimento ativo oferecem assistência e garantem dignidade, são essenciais para que eles possam viver seus últimos anos com qualidade e respeito. Ao declarar o seu Imposto de Renda, considere fazer essa escolha consciente de destinar parte dele a essas causas. É uma forma de exercer a cidadania ativa e contribuir para um mundo mais justo. Além disso, a doação é desonerada, ou seja, não gera custo adicional para você, mas o retorno social é imensurável.
Vamos juntos transformar o seu imposto em esperança, conforto e dignidade. Faça a diferença na vida de tantas pessoas e mostre que a solidariedade é um valor que deve nortear nossas ações. Se cada um de nós fizer a sua parte, podemos construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos. Fale com o seu contador e faça a sua doação.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.