quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fabricante da Ivermectina afirma não existirem dados que comprovem a eficácia do medicamento contra a Covid

POR Ana Carolina Morais | 05/02/2021
Fabricante da Ivermectina afirma não existirem dados que comprovem a eficácia do medicamento contra a Covid

Reprodução / Estadão

A

A farmacêutica Merck, fabricante da Ivermectina, vermífugo utilizado para eliminar parasitas do corpo, afirmou nesta quinta-feira (4), por meio de um comunicando, que não existem dados que comprovem a eficácia do medicamento contra a Covid-19. “Não acreditamos que os dados disponíveis sustentem a segurança e a eficácia da ivermectina além das doses e dos grupos indicados nas informações de prescrição aprovadas por agências regulatórias”, diz o pronunciamento.

 

 

São três pontos principais que foram usados para respaldar o informativo da empresa: a ausência de base científica para um possível efeito terapêutico contra o novo coronavírus em estudos pré-clínicos; falta de evidências significativas para a atividade clínica em pacientes com o vírus; e a ausência preocupante de dados quanto à segurança da substância, em grande parte dos estudos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia alertado, no mês de julho do ano passado, quanto à ineficácia do vermífugo para infecções por Covid.

 

 

Um levantamento realizado pelo portal de notícias G1 indicou que a venda da ivermectina aumentou em 55% entre o ano de 2019, antes da pandemia, e 2020, quando a pandemia foi iniciada. Uma das motivações para este comportamento é o fato de que o vermífugo faz parte do chamado “Kit Covid”, utilizado para um suposto “tratamento precoce” da infecção. O Ministério da Saúde chegou a lançar um aplicativo, em janeiro deste ano, recomendando o uso deste medicamento e outros que não possuem eficácia comprovada, mas o app saiu do ar um dia depois.

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: