sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

F1: Prêmo de Ímola finaliza marcado por acidentes e incidentes

POR | 18/04/2021
F1: Prêmo de Ímola finaliza marcado por acidentes e incidentes

Getty Images

A

A preocupação com o tempo durante a segunda etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, no GP da Emília-Romanha foi um dos últimos problemas da corrida em si.

 

 

Ao final do sábado com o gride preparado para a largada do domingo, as 10 horas em Brasília, e 15 horas na Bolonha, o fator climático era o assunto já que o próprio Lewis Hamilton afirmou que poderia ser um grande aliado no fim de semana. Diferente do que aconteceu no Bahrein, onde os termômetros chegaram muito perto dos 40ºC, em Ímola a Mercedes mostrou maior adaptação a um clima mais frio.

 

 

Entretanto, a corrida começou com clima nublado e temperaturas amenas, próximo dos 13ºC. Mas o calor veio antes mesmo da corrida começar quando Valtteri Bottas teve furo de pneus, batida de Fernando Alonso e fogo nos freios de Lance Stroll, e não seria diferente a partir da largada. Logo na segunda volta, Nicholas Latifi foi parar no muro, no retorno, ignorou totalmente a presença da Haas de Nikita Mazepin e fez contato. Aí, foi direto para o muro interno e bateu frontalmente. Junto com ele, também abandonou a corrida Carlos Sainz, canadense, que perdeu o carro.

 

 

E não começou apenas com estes problemas, com a pista ainda bastante molhada no setor inicial, pequenas escapadas eram esperadas. E foi o que aconteceu com Mick Schumacher, que bateu durante a presença do carro de segurança, e perdeu asa dianteira. Como o pit-lane estava fechado, não podia entrar nos boxes e ficou dando voltas sem a asa dianteira – que ficou como detrito numa pista suja – até que a entrada no espaço das equipes fosse permitida novamente.

 

 

E a corrida ainda teve um segundo momento de problemas. George Russell e Valtteri Bottas protagonizaram um fortíssimo acidente na volta 31 do GP da Emília-Romanha. Os dois pilotos se chocaram depois que o britânico da Williams tentou fazer a ultrapassagem e tocou a roda dianteira direita na grama molhada, com a instabilidade causada, acertou em cheio a lateral da Mercedes na chegada à Tamburello. Resultado? Uma série de detritos na pista e novamente a decisão de acionar a bandeira vermelha e parar a prova. Russell ainda saiu do carro primeiro e foi até a Mercedes para falar com Bottas. Terminou a interação com um tapinha na cabeça que deu a impressão de ser nada amistoso.

 

 

Foto: XPB Images

 

 

Final de prova, Max Verstappen venceu pela primeira vez neste ano e pela 11ª vez na carreira na F1 e merecidamente, pois assumiu a liderança logo na largada e não foi mais superado. Nem mesmo um erro cometido antes da relargada tirou o brilho do holandês. Em segunda posição, Hamilton fez uma grande recuperação, pois saiu da curva Tosa, onde escapou com o carro e bateu a asa dianteira, de marcha ré. O heptacampeão foi ainda beneficiado pela bandeira vermelha e, após a relargada, escalou o pelotão ao partir da nona posição.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: