sexta-feira, 19 de abril de 2024

MUNDO

EUA poderá enviar ao Brasil doses da vacina AstraZeneca, afirma The New York Times

POR Ana Carolina Morais | 14/03/2021
EUA poderá enviar ao Brasil doses da vacina AstraZeneca, afirma The New York Times

Reprodução / Jornal do Comércio

O

Os Estados Unidos da América (EUA) poderão enviar ao Brasil e para outros países doses da vacina AstraZeneca. A afirmativa foi realizada pelo jornal americano The New York Times. O motivo seria as dezenas de milhões de imunizantes contra a Covid-19 que estão parados nas fábricas enquanto esperam a saída dos resultados de estudos clínicos no país.

 

 

A destinação destes lotes de vacinas paralisados é pauta de debate intenso entre autoridades de saúde americanas e a Casa Branca. Segundo informado pelo jornal, alguns argumentam que os imunizantes deveriam ser direcionados à países com necessidades urgentes, enquanto outros não acreditam que as doses devam ser exportadas.

 

 

Algumas autoridades no debate insistem que a Casa Branca defina o destino das vacinas nas próximas semanas, e estudam enviá-las ao Brasil, uma vez que o país está em seu pior momento da pandemia, sendo considerado também a exportação para a União Europeia ou ao Reino Unido.

 

 

Apesar de o imunizante AstraZeneca/Oxford ter sua utilização autorizada em mais de 70 países, nos EUA os resultados do estudo clínico ainda não foram divulgados, e a empresa não requereu autorização emergencial para a FDA (agência regulatória americana, semelhante à Anvisa brasileira).

 

 

Em meio a este cenário, a AstraZeneca chegou a pedir, para a gestão de Biden, que empreste estas doses dos EUA para a União Europeia, onde a farmacêutica não conseguiu arcar com seu compromisso de entrega.

 

 

“Entendemos que outros governos podem ter entrado em contato com o governo dos EUA sobre a doação de doses da AstraZeneca e pedimos ao governo americano que considerasse cuidadosamente essas solicitações.  Se essas doações acontecerem, vamos buscar orientação do governo americano para repor essas doses nos EUA”, informou o porta-voz do laboratório ao NYT Gonzalo Viña.

 

 

(Com informações do Mais Goiás)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: