quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Um estudo realizado pelos cientistas do laboratório Sinovac, na China, publicado nesta terça-feira (29) e divulgado na revista científica The Lancet, apontou que a vacina produzida por eles contra a Covid-19, a CoronaVac, é eficaz e segura em crianças a partir de 3 anos de idade e adolescentes.
A pesquisa demonstrou que depois da aplicação de duas doses da CoronaVac dentro de um intervalo de 28 dias, mais de 96% do grupo que participou dos testes, composto por 552 crianças e adolescentes saudáveis de 3 a 17 anos, conseguiu produzir anticorpos contra o novo coronavírus.
O formato do ensaio clínico foi randomizado (onde a determinação de quem receberá a vacina ou o placebo é feita aleatoriamente), duplo-cego (onde nem os pesquisadores e os voluntários sabem quem recebeu o imunizante ou o placebo) e controlado (sendo testadas duas quantidades por dose: 1,5 µg ou 3 µg).
O estudo ainda está na fase 2, e nestes momentos iniciais (fase 1 e 2), o objetivo é comprovar a segurança e a capacidade de ativação do sistema imune contra a Covid-19. Portanto, ainda é possível afirmar a eficácia da CoronaVac para estes grupos, uma vez que esse dado é analisado na fase 3, quando se verifica qual a quantidade de proteção o imunizante oferece contra os casos graves, hospitalizações e óbitos.
(Com informações do G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.