quinta-feira, 25 de abril de 2024

MUNDO

Estudo mostra que medicamento da AstraZeneca pode neutralizar subvariantes da Ômicron

POR Ana Carolina Morais | 21/03/2022
Estudo mostra que medicamento da AstraZeneca pode neutralizar subvariantes da Ômicron

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

A

A farmacêutica AstraZeneca informou, nesta segunda-feira (21), que um estudo de laboratório independente mostrou que o seu coquetel baseado em anticorpos para prevenir e tratar da Covid-19 consegue manter uma atividade neutralizante contra subvariantes da cepa Ômicron do novo coronavírus, inclusive contra a altamente contagiosa BA.2. A pesquisa ainda precisa ser revisada.

 

 

Os dados obtidos são os primeiros a mostrarem o resultado do tratamento Evusheld, da AstraZeneca, em variantes descendentes da cepa Ômicron, depois do recente aumento mundial de casos de Covid-19. Um outro estudo de laboratório do mês de dezembro já havia mostrado que esse tratamento conseguia manter atividade neutralizante contra a Ômicron, e agora, sabe-se que também é possível contra suas subvariantes.

 

 

“As conclusões apoiam ainda mais o Evusheld como opção potencialmente importante para ajudar a proteger pacientes vulneráveis, como os imunocomprometidos, que podem enfrentar resultados ruins se forem infectados pelo novo coronavírus”, explicou o chefe de desenvolvimento, vacinas e terapias imunológicas da AstraZeneca, John Perez.

 

 

Os testes mostraram que o tratamento conseguiu reduzir em 77% o risco de o paciente desenvolver o novo coronavírus sintomático. Além disso, os dados ainda mostraram que o medicamento conseguiu salvar vidas e impedir o desenvolvimento da doença quando for utilizado uma semana depois dos primeiros sintomas. Sendo assim, na semana anterior, o regulador de medicamentos do Reino Unido aprovou o uso dessa terapia para a prevenção de infecções em adultos que possuem baixa resposta imunológica.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: