quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
As dietas de baixa ingestão de carboidratos têm se tornado cada vez mais conhecidas. Muitos famosos têm incentivado seus seguidores a aderirem essa prática. As promessas de umas perdas de peso rápidas e as acelerações do metabolismo estão entre as principais características desse estilo de vida. Mas, alguns estudos tentam provar o contrário.
Segundo o estudo realizado nos Estados Unidos, a dieta, que se tornou popular para quem busca perder peso, o corte moderado no consumo de carboidratos ou a troca de carne por proteínas e gorduras vegetais pode ser mais saudável do que a total retirada do carboidrato da alimentação. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista médica "The Lancet.
Seidelmann e outros cientistas examinaram os históricos médicos de 15,5 mil pessoas com idades entre 45 e 64 anos quando iniciaram uma pesquisa sobre saúde – entre 1987 e 1989 – em quatro pontos diferentes dos Estados Unidos.
Os homens e mulheres que obtinham entre 50% e 55% de suas calorias dos carboidratos viveram em média quatro anos a mais que as pessoas com dietas reduzidas em carboidratos.
Para a Drª Thaís Aquino (CRM 15033), outras questões devem ser levadas em consideração quando se trata de uma dieta paleo.
“A dieta low carb beneficia muitas pessoas, principalmente as que têm diabetes e os obesos. Na realidade a dieta low carb não é ficar sem carboidratos, é só não ter ele como macronutriente principal, porque na dieta ocidental a gente o utiliza assim, fazendo parte de 60 a 70% do nosso prato. Quando a gente adota a redução dos carboidratos, esse número é reduzido, e 60 ou 70% do nosso prato vão ser de proteína e gorduras boas. O problema está em como essa informação é colocada. É um estudo sério, foi lançado em uma revista conceituadíssima, mas ele é um estudo observacional e ele está no menor nível de evidência, ele simplesmente observa. Esses estudos não utilizam o critério causa e efeito e só trabalham com hipóteses. Estudos com maior ranking de evidências são os randomizados, e esses comprovam o benefício da dieta low carb. Devemos observar a natureza desse estudo e ver o que eles comprovam para entender melhor.”
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.