sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estudo israelense indica que massa de objetos construídos pelo ser humano é superior a massa de seres vivos no planeta

POR Ana Carolina Morais | 24/01/2021
Estudo israelense indica que massa de objetos construídos pelo ser humano é superior a massa de seres vivos no planeta

Omar Freitas / Agencia RBS

U

Um estudo realizado por pesquisadores israelenses e publicado na revista científica Nature indica que a massa total dos objetos construídos pelo ser humano se tornou, pela primeira vez, no final de 2020, superior a massa total de seres vivos no planeta Terra. O quantitativo produzido ao longo da história é de 1,1 trilhão, e considera, entre outras coisas, prédios, carcaças de automóveis, lixo e produtos descartáveis. Considerando o último século, essa massa dobrou a cada 20 anos, conforme indicado pela pesquisa.

 

 

Se esta taxa de crescimento se mantiver, espera-se que a massa antropogênica alcance três trilhões de toneladas em 2040, ou seja, o triplo da biomassa terrestre. Se quisermos reverter este cenário, é hora de reavaliarmos nossos hábitos de consumo”, explica Rodrigo Berté, diretor da Escola Superior de Meio Ambiente do Centro Universitário Internacional Uninter.

 

 

A massa antropogênica (ou seja, produzida pelo ser humano) é toda aquela matéria não viva alterada diretamente pela ação humana, como objetos de metal, asfalto, concreto, tijolos, plástico, vidro, entre outros, enquanto a biomassa viva corresponde às árvores, animais, fungos e todos os micro-organismos presentes no solo. O método de medida utilizado pelos pesquisadores foi o peso seco, eliminando a presença da água.

 

 

Para Berté, estes números podem ser utilizados como argumento para a hipótese defendida por alguns estudiosos de que estamos vivendo em uma nova era geológica: a Antropoceno. “Há alguns anos cientistas já vem afirmando que no futuro, quando forem analisar as camadas de gelo e de rocha, vão achar marcas dos séculos 20 e 21. A Era do Homem será marcada pelo aparecimento de materiais que simplesmente não existiam na Terra antes, como concreto e alumínio em forma metálica pura”, informa.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: