quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estudo indica que pessoas já infectadas com a Covid-19 precisam de somente uma dose de vacina da Pfizer

POR Ana Carolina Morais | 03/05/2021
Estudo indica que pessoas já infectadas com a Covid-19 precisam de somente uma dose de vacina da Pfizer

Marco Verch (via Flickr)

U

Um estudo elaborado por pesquisadores do Imperial College London, Queen Mary University of London e University College of London, publicado pela revista Science na última sexta-feira (30), indicou que as pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 precisam de somente uma dose da vacina produzida pela farmacêutica Pfizer para ficarem imunizadas contra as variantes do novo coronavírus, enquanto aqueles que não foram contaminados não conseguem garantir a proteção contra a doença só com uma aplicação.

 

 

A pesquisa que demonstrou esse resultado analisou as respostas imunológicas em profissionais da saúde de hospitais do Reino Unido, por meio de amostras coletadas de sangue, e estudou a presença e os níveis de imunidade contra a cepa original e as variantes do Reino Unido e da África do Sul. Apesar disso, de acordo com os cientistas, os resultados obtidos não se aplicam somente à essas variantes analisadas, mas também à todas as outas em circulação.

 

 

No estudo, além dos anticorpos, as proteínas Y auxiliaram no bloqueio e na neutralização do vírus. Além disso, ainda foi notado que dois tipos de glóbulos brancos, as células B e T, ajudaram a identificar e destruir células infectadas pelo novo coronavírus. Depois da primeira aplicação do imunizante da Pfizer, a infecção ocorrida anteriormente estava associada a resposta das células T, células B e anticorpos neutralizantes reforçados, o que ofereceu uma proteção mais eficiente contra a cepa original e suas variantes.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: