quarta-feira, 24 de abril de 2024

MUNDO

Estudo indica que mais vulneráveis deverão receber reforço de vacina contra a Covid

POR Ana Carolina Morais | 27/07/2021
Estudo indica que mais vulneráveis deverão receber reforço de vacina contra a Covid

Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

O

O estudo Virus Watch, realizado por pesquisadores de dez departamentos da Universidade College London (UCL) e por clínicos dos hospitais Royal Free, que acompanham a longo prazo mais de 40 mil participantes da pesquisa na Inglaterra e no País de Gales, indica que os clinicamente vulneráveis deverão receber reforço da vacina contra a Covid-19 devido a uma queda nos níveis de anticorpos após a segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca/Oxford e da Pfizer.

 

 

De acordo com os autores, ainda que a redução dos anticorpos já tenha sido detectada anteriormente em outras pesquisas, é preciso, agora, enfatizar as lacunas de tempo de duração da proteção da vacina contra o novo coronavírus em grupos distintos da população.

 

 

Sendo assim, os pesquisadores levantaram um problema ético no artigo publicado na revista The Lancet: o início de uma vacinação de reforço em países ricos enquanto países menos afortunados ainda não atingiram a proteção ideal de suas populações contra o novo coronavírus.

 

 

A redução do quantitativo de anticorpos se altera conforme as características das pessoas imunizadas. Segundo o estudo da UCL, a queda se mostra mais preocupante entre os clinicamente vulneráveis, que são, por exemplo, pacientes transplantados, com doenças respiratórias, em terapia contra o câncer, entre outros.

 

 

Diante dessa situação, para os especialistas britânicos, para decidir quanto ao reforço vacinal é preciso considerar a persistência da proteção oferecida, e que os níveis de anticorpos a longo prazo são apenas uma parcela dessa resposta.

 

 

 

(A construção dessa matéria utilizou informações disponibilizadas pelo Mais Goiás)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: