sexta-feira, 29 de março de 2024

Estudo de Oxford aponta que reinfecção por Covid-19 é altamente improvável ao menos por seis meses

POR Ana Carolina Morais | 23/11/2020
Estudo de Oxford aponta que reinfecção por Covid-19 é altamente improvável ao menos por seis meses

Reprodução / Muy Interesante

U

Um estudo realizado com funcionários de saúde atuantes na linha de frente da luta contra o novo coronavírus, idealizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, aponta que é altamente improvável que ocorra reinfecção por Covid-19 no período de seis meses após ter contraído a doença pela primeira vez.

 

 

“É uma notícia realmente muito boa porque as pessoas podem ficar confiantes que, pelo menos no curto prazo, a maioria que já pegou covid-19 não pegará novamente”, informou David Eyre, professor do Departamento Nuffield de Saúde da População, em Oxford, que é um dos coordenadores do estudo.

 

 

O resultado não apenas traz tranquilidade a mais de 58 milhões de pessoas no mundo que já foram contaminadas pelo vírus, como também animou autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Estamos vendo níveis sustentados de resposta imunológica em humanos até agora. Isso também nos dá esperança para a vacina”, relatou Mike Ryan, principal especialista de emergência da OMS, durante entrevista coletiva.

 

 

Apesar da informação positiva obtida com o estudo, para a líder técnica em novo coronavírus da OMS, Maria Van Kerkhove, “ainda precisamos seguir esses indivíduos por um período mais longo para ver quanto tempo a imunidade dura”.

 

 

Alguns casos de reincidência de Covid-19 registrados haviam trazido uma preocupação de que a imunidade contra o vírus fosse de curta duração, fazendo com que pacientes recuperados ficassem doentes de novo com facilidade. Entretanto, estes casos são isolados e deixam de causar intimidação após Oxford confirmar a alta improbabilidade, pelo menos durante os seis meses pós-infecção, de uma nova contaminação.

 

 

Com informações da Agência Brasil

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: