Estudantes têm até amanhã para se inscrever no 51º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens

POR Thaynara Morais | 24/03/2022
Estudantes têm até amanhã para se inscrever no 51º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens

Fernando Frazão/ Agência Brasil

A

Até amanhã (25), estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país podem se inscrever para o 51º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido pela União Postal Universal (UPU), agência das Organizações das Nações Unidas (ONU), sediada em Berna, na Suíça. O objetivo do evento é estimular a criatividade e o aprimoramento de conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

 

Neste ano, o tema da redação é "Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática".

 

O concurso no Brasil é realizado pelos Correios e tem três fases: escolar, estadual e nacional. As escolas na primeira fase selecionam entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas. Na fase estadual, será premiado o primeiro colocado de cada estado. Já na etapa nacional, serão premiadas as três redações mais bem classificadas, e a primeira melhor representará o Brasil na fase internacional.

 

As redações devem ser cartas argumentativas, recentes e inéditas, e devem ter no máximo 800 palavras. Essas redações também devem estar alinhadas ao padrão internacional de redação de cartas, com data, fórmulas de cortesia e de saudações e assinatura.

 

Além de prêmios em dinheiro, os vencedores do concurso devem receber troféus e certificados. A premiação para a escola e os alunos vencedores na colocação nacional é de até R$ 10,5 mil e até R$ 10 mil, respectivamente, além de valores para os primeiros colocados na fase estadual. Podem participar alunos com até 15 anos, 11 meses e 29 dias completados até 5 de maio deste ano.

 

O Brasil já ganhou três medalhas de ouro na disputa internacional em 1972, 1988 e 2006; duas medalhas de prata em 1978 e 1980; duas de bronze em 1992 e 2015. O país também recebeu menções honrosas em 2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2021. Na classificação internacional, o Brasil só é superado pela China que possui 5 medalhas de ouro.

 

Mais informações sobre o regulamento podem ser encontradas no site dos Correios.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES