quinta-feira, 28 de março de 2024

MUNDO

Estar hidratado pode aumentar os níveis de produção de dopamina

POR Jornal Somos | 24/07/2022
Estar hidratado pode aumentar os níveis de produção de dopamina

Foto de Daria Shevtsova

U

Um estudo recente publicado na revista Nature, descobriu que o cérebro libera dopamina se estiver hidratado. O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia e do Howard Hughes Medical Institute, ambos em São Francisco, nos Estados Unidos. Eles fizeram experimentos com camundongos e com os resultados escreveram o artigo.  

 

Cientistas já sabiam que o cérebro libera dopamina ao bebermos água após um longo período com sede ou ao comermos algo que gostamos. Porém esse estudo mostrou que outra parte do cérebro libera o neurotransmissor também quando o cérebro está hidratado.

 

O experimento consistiu em em deixar um grupo de camundongos com sede e utilizaram uma tecnologia para monitorar as ondas que vinham da área tegmental ventral (VTA) no cérebro, um meio de medir quanta dopamina estava sendo produzida.

 

Observaram que os níveis de produção de dopamina aumentavam assim que os camundongos bebiam a água. Mas o surpreendente é que 10 minutos após a ingestão de água, os níveis aumentavam novamente, coincidindo com o tempo que levava para a água que eles bebiam chegar ao cérebro.

 

O experimento foi repetido, porém com adição de sal na água. Neste novo experimento, o segundo aumento na dopamina foi muito menor devido ao impacto desidratante do sal.

 

Outro experimento, foi colocar duas garrafas de água de cores diferentes, mas ambas com água pura. Porém quando os camundongos bebiam da segunda garrafa levavam uma pequena injeção de sal no intestino. 

 

Após várias sessões de treinamento, os pesquisadores concluíram que os camundongos começaram a preferir a água que não estava associada a uma injeção de sal. Eles sugerem que isso indica que a produção de dopamina no VTA ajuda os camundongos a aprender qual líquido beber ou qual comida comer, para garantir que eles recebam água suficiente e se mantenham hidratados. 

 

Fontes: Mais Goiás 

 

*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela redação do Jornal Somos 

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: