sexta-feira, 26 de abril de 2024

Em sua primeira audiência geral de 2022, Papa fala sobre paternidade, adoção e pets substituírem filhos

POR | 05/01/2022
Em sua primeira audiência geral de 2022, Papa fala sobre paternidade, adoção e pets substituírem filhos

Imagem: Arquivo/Vaticano Media

N

Nesta quarta-feira (05/01/2022), o Papa Francisco realizou o seu primeiro discurso em 2022, na sala Paulo VI. Entre os assuntos tratados elogiou a paternidade e a adoção e lamentou que os animais de estimação às vezes tomem o lugar dos filhos.

 

Em sua fala afirmou: "Hoje vemos uma forma de egoísmo. Vemos que alguns não querem ter filhos. Às vezes têm um, mas têm cães e gatos que ocupam esse lugar".

 

 

Esta não é a primeira vez que Francisco se pronuncia sobre o assunto publicamente, já que em 2014, em conversa com o jornal “Il Messaggero“, ele afirmou que ter animais como forma de substituir filhos é um “fenômeno da degradação cultural” no mundo e disse que o ato sinaliza que as pessoas estão buscando relações mais fáceis e “menos complexas do que as de pais e filhos”.

 

 

O Pontífice aproveitou o momento também para pedir que às instituições facilitem os processos de adoção, de modo a tornar realidade o sonho das crianças que precisam de uma família e o dos casais que desejam acolhê-las.

 

"A negação da paternidade e da maternidade nos diminui, tira nossa humanidade, a civilização envelhece", completou.

 

 

O papa voltou a criticar o chamado "inverno demográfico" e a "dramática queda na taxa de natalidade" registrada em muitos países ocidentais, convidando as pessoas a terem filhos, ou a adotá-los.

 

"Ter um filho é sempre um risco, seja natural, ou adotado. Mas mais arriscado é não ter. Mais arriscado é negar a paternidade, negar a maternidade, seja ela real, ou espiritual", insistiu Francisco.

 

 

Ao final da audiência, como faz regularmente, o papa assistiu a vários números preparados por um circo com palhaços, malabaristas, dançarinos e músicos, em um ambiente de festa.

 

 

 

(Com informações da Folha de São Paulo)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: