segunda-feira, 23 de junho de 2025
Foto: Reprodução
O Irã lançou mísseis nesta segunda-feira (23/6) em direção a Doha, capital do Catar, em retaliação aos bombardeios realizados pelos Estados Unidos no sábado (21) contra instalações nucleares iranianas. O principal alvo foi a base militar de Al-Udeid, a maior instalação americana no Oriente Médio. O Iraque também foi atingido por pelo menos um míssil.
As autoridades do Catar confirmaram o ataque e afirmaram que os mísseis foram interceptados pelas defesas aéreas do país. O governo condenou a ação iraniana. O Departamento de Defesa dos EUA informou que não houve vítimas americanas na base.
Segundo informações oficiais, ao menos 10 mísseis foram lançados contra o território catariano e outro foi disparado contra o Iraque. A Casa Branca declarou estar monitorando de perto as ameaças contra a base aérea de Al-Udeid.
Nas últimas semanas, os Estados Unidos haviam iniciado a retirada de aeronaves e pessoal da base, já prevendo um possível ataque.
Escalada do conflito
A ofensiva iraniana ocorre em meio a uma escalada de tensões no Oriente Médio. Também nesta segunda, Israel intensificou seus ataques aéreos contra a capital iraniana, Teerã, com alvos estratégicos ligados à Guarda Revolucionária, incluindo o quartel-general de Basij, a prisão de Evin, o chamado "Relógio da Destruição de Israel" e outros centros militares.
Em resposta, o Irã realizou sua 21ª ofensiva com mísseis desde o início do conflito com Israel em 13 de junho, utilizando armamentos de propulsão sólida e líquida, além de drones suicidas, atingindo alvos do norte ao sul de Israel.
No sábado, os Estados Unidos entraram oficialmente no conflito ao atacar três instalações nucleares no Irã. O Iêmen também declarou apoio ao Irã e ameaça atacar navios americanos no Mar Vermelho.
Medidas de segurança no Catar
Diante do ataque e da instabilidade regional, o Catar anunciou nesta segunda o fechamento temporário de seu espaço aéreo como medida preventiva. Escolas foram fechadas e as embaixadas dos EUA e Reino Unido recomendaram que seus cidadãos permaneçam em casa até novo aviso.
Outros países da região, como o Kuwait, também fecharam o espaço aéreo diante do risco de novos confrontos.
Com informações de Metrópoles.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.