quinta-feira, 18 de abril de 2024

MUNDO

Diretor da OMS alerta que coronavírus permanecerá "por um longo tempo"

POR Ana Carolina Morais | 22/04/2020
Diretor da OMS alerta que coronavírus permanecerá

Reprodução / Gazeta do Povo

N

Nesta quarta-feira (22), o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que grande parte dos países ainda estão na fase inicial da pandemia do novo coronavírus – que ainda deverá perdurar. “Não se enganem: temos um longo caminho a percorrer. Este vírus estará conosco por um longo tempo”, disse.

 

 

O diretor da OMS afirmou que, apesar de a Europa Ocidental aparentar estabilidade, é possível verificar propensões preocupantes em outros continentes, como a América do Sul. “A maioria das epidemias na Europa Ocidental parece estável ou em declínio. Embora os números sejam baixos, vemos preocupantes tendências ascendentes na África, América Central e do Sul e Europa Oriental. A maioria dos países ainda está nos estágios iniciais de suas epidemias”, alertou.

 

 

Tedros também elucidou, quanto aos países que foram afetados no início da pandemia (sem especificar quais), e agora, estão sofrendo com o ressurgimento dos casos. “Um dos maiores perigos que enfrentamos agora é a complacência. Não há dúvida de que as ordens de ficar em casa e outras medidas de distanciamento físico suprimiram a transmissão com sucesso em muitos países. Mas esse vírus continua extremamente perigoso”, informou.

 

 

Para o dirigente da OMS, o planeta ainda está em alerta. “As primeiras evidências sugerem que a maioria da população do mundo permanece suscetível.  Isso significa que epidemias podem facilmente ressurgir”, alertou Tedros.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: